Nossa História

O projeto Vagão do Humor foi criado pelo cartunista Wagner Passos em julho de 2002, quando surgiu durante a FEARG e FECIS — Feiras de Artesanato, Comércio, Industria e Serviços a oportunidade de reunir, numa só exposição, os cartunistas da Cidade do Rio Grande.

Nesse encontro, além de Wagner Passos participaram os artistas Max Ziemer, Adorno, Lorde Lobo e Arnold Coimbra, este aos 74 anos é o mais antigo cartunista gaúcho em atividade atualmente.

Aos poucos a reunião começou a ganhar espaço na mídia e nos eventos da cidade,  levando além da exposição de humor gráfico  e quadrinhos,  a oportunidade do público presente ser caricaturado pelos artistas do Vagão do Humor. Nesse período outros artistas se agregaram e participaram do grupo, entre eles Luciano Canteiro, Matheus René, Guinho, Law Tissot, Ozi, Paulo Albernaz, Alisson Affonso e Gelson Mallorca.

O Vagão do Humor já participou de vários eventos da Cidade do Rio Grande, destacando-se a FEARG e FECIS, a Festa do Mar, a Feira do Livro da Praia do Cassino e o Maio Cultural, organizando juntamente com a ONG ArtEstação o Espraiar do Cartum Gaúcho, que juntamente com o Cartucho em Santa Maria e o Salão Internacional de Desenho para Imprensa em Porto Alegre, se destaca como um dos principais eventos de humor gráfico e quadrinhos do Rio Grande do Sul.

Em 2004 o Vagão do Humor entra em contato físico com a GRAFAR—Grafistas Associados do Rio Grande do Sul em Porto Alegre, através dos cartunistas Wagner Passos e Gelson Mallorca, intercambiando idéias com Santiago, Edgar Vasques, Eugênio Neves, Bier, Hals, Jack Kaminski, Rodrigo Rosa, Rodinério, Moa entre outros, o que resultou numa grande parceria tornando Rio Grande um dos principais pólos de arte gráfica do estado juntamente com Pelotas, Santa Maria e Porto Alegre. Esta integração culminou em 2005 com a exposição Dessinateurs Brésiliens, no 24° Salon International de la Caricature du Dessin de Presse et d´Humour na cidade de Saint Just-le-Martel, França.

Atualmente, além de atuar no mercado editorial com a Revista Idéia, numa integração astral entre Alisson Affonso, Ivonei D´Peraça e Wagner Passos que começou com o Jornal Peixe Frito, o Vagão do Humor inicia aventura na produção de desenhos animados, conquistando com o Rap da Prevenção em 2006 o 2° Lular do Juri Popular do v Anim!Arte no Rio de Janeiro.

 

Sonho....

Há um projeto maior na vida do Vagão do Humor. Não se sabe quando e onde isso irá acontecer, mas o certo é que queremos um dia, reunir esse time de desenhistas da Cidade do Rio Grande num único projeto..., que seja na produção de um desenho animado, ou num grande estúdio de profissionais altamente qualificados e apaixonados pelas artes gráficas.

Hoje para muitos o cartum, o quadrinhos, é apenas um hobby. Pelo que é produzido, pelo amor  dedicado, pelo estudo e conhecimento, ser apenas um hobby é muito pouco para a arte. Por isso desejamos um dia, proporcionar a esses amigos, a possibilidade de trabalharem com aquilo que sempre sonharam, mostrando para o mundo que não basta ser remédio, tem que ser Gelol.

 

Grande abraço........... Wagner Passos.